Porão do Rock | O lendário evento underground de Brasília

Apesar de para muitos o Porão do Rock parecer ser um evento pequeno por seu clima underground, é algo que cresceu a ponto de se tornar o segundo maior festival independente da América Latina. Ou seja, não é meramente algo local que apenas os habitantes do Distrito Federal conhecem, mas um evento que sua popularidade atravessou fronteiras internacionais.

Nós temos diversos eventos relacionados a música em Brasília, seja alguns simpáticos como o Gateway, já outros maiores como o CoMA, porém quando o assunto é rock, é completamente natural já se pensar no Porão do Rock, um evento que combina perfeitamente com o toque sombrio que temos na cidade e são mostrados em lugares como o Galpão 17 e outros pontos que roqueiros adoram no DF.

Você já deve ter ouvido falar que Brasília é a capital do rock, e isso não é por acaso. Bandas como Legião Urbana, Raimundos, Capital Inicial, Plebe Rude se originaram aqui no DF e com isso foi natural chamar a atenção. Além de que é tradicional as bandinhas de fundo de quintal no calor escaldante de nossa cidade.


E com toda essa tradição, em 1998 surgiu o Porão do Rock, que logo passou a ser falado entre grupos de roqueiros e gerando aquele climinha naturalmente underground. Daí veio a segunda edição no ano seguinte, e então a terceira... E quando menos se esperou, todo mundo sabia o que era o porão do rock, mesmo sem frequentar.

Talvez exatamente por esse climinha e o nome, seja o tipo de evento que naturalmente acabe parecendo conhecido apenas aqui na cidade. No entanto não é bem assim, em 2009 o evento provou o quanto sua popularidade  tinha atingido níveis gritantes. Isso porque embora tenha apresentado sua 12ª edição aqui em Brasília, pela primeira vez teve uma edição extra, porém não aqui na cidade, mas em Buenos Aires, na Argentina.

Enfim, esse é um evento praticamente obrigatório para os amantes de rock do Distrito Federal, acontece anualmente e sem sombra de dúvidas uma baita de uma atração para quem curte o melhor do Rock and Roll.