Um sol de rachar e muita cultura pop oculta nas ruas do DF

Sejam bem vindos, me chamo Thiago, porém todo mundo me conhece pelo apelido de Iscai (ou Sky),e essa postagem marca a estreia do Taverna DF, um blog com foco nos moradores do Distrito Federal que adoram cultura pop (Filmes, jogos, séries, RPG, etc) e que querem descobrir com maior facilidade o que acontece pela cidade.

Como falei, sou o Iscai, as pessoas costumam me conhecer por ser o dono do blog Nerd Maldito, mas sei bem que além de mim, existe uma quantidade imensa de criadores de conteúdo pelas ruas de nossa amada Brasília, muitas vezes pessoas com trabalhos fenomenais, mas que simplesmente não tem o reconhecimento necessário, assim como eventos super bacanas, mas muito underground.

Quem é fã de nerdices, cresceu em Brasília e viveu durante os anos 90 pra baixo, sabe bem o que é sofrer. Aquela sensação forte de que nada acontecia na cidade e as melhores coisas eram de fora. Pra falar a verdade até hoje é normal se ter essa sensação. No entanto começo a pensar se isso é mesmo verdade ou apenas um mal entendido.

Eu lembro que na década de 90 eu comprava a revista de RPG, Dragão Brasil, e sempre ficava encantado com aqueles eventos maravilhosos, mas era sempre em São Paulo ou Rio de Janeiro, nunca acontecia nada por aqui. A primeira vez que vi um evento foi no Pátio Brasil, fui bem animado, mas simplesmente não teve nada demais.

Lembro que quando descobri a Kingdom Comics, o meu mundo parece ter se expandido, era um lugar tão maravilhoso, vendendo quadrinhos, RPG's e camisetas. Além de todas aquelas estatuetas que eu jamais teria grana pra comprar, mas aparecer por lá era simplesmente mágico. Existia uma essência que não se via em qualquer lugar.

Apesar de tudo era algo tão compacto, um pequeno oásis, e eu queria realmente ver algo maior. Felizmente com o passar dos anos as coisas foram melhorando. Hoje em dia é normal eventos de anime, mas quando fui ao Kodama a primeira vez, aquilo foi surreal pra mim, era a segunda edição (2002 ou 2003) e não era nada comum.
Na mesma época existia um pequeno evento (Se é que dá pra chamar assim), que chamavam de BAKA. Na verdade era só um monte de garotos que se reunia em uma escola da Asa Sul pra assistir animes em um auditório. A coisa era simples, mas bastante especial, não sei como surgiu ou como terminou, mas foi fantástico enquanto durou.

A mesma coisa foi com a Jedi Con que rolou lá por 2006 mais ou menos. Algo que foi pouquíssimo falado, mas de longe foi o melhor evento que já visitei. Engraçado que fui sozinho, mas me diverti tanto, que não tenho ideia de como não teve no ano seguinte, nem no próximo, nem no próximo... Chegaram a tentar ir pra frente, mas a coisa simplesmente não saía do papel, não sei bem o que aconteceu.

Mas enfim, em tempos modernos os eventos de Brasília são bem melhor divulgados, tendo até mesmo eventos internacionais de peso. Não sei se sempre ocorreram eventos menores de forma underground, assim como rola com muitos hoje em dia, porém sei bem que a coisa vai muito além. Com a ascensão da internet as pessoas ganharam o poder da divulgação e agora vemos coisas que antes parecem impossíveis.

Por exemplo nós temos a Behold Studios, desenvolvedora de jogos que ganhou reconhecimento internacional e fica ali no Lago Norte. Agora digam se isso não é surreal? Antigamente a ideia de "Vou criar meu jogo" sempre estava na boca de todo nerdzinho que andava sob o sol de rachar do DF, mas no fundo dava pra ver o quanto esse sonho estava distante, mas agora é só pegar um zebrinha e ir até seu sonho. =D

Enfim, chegou a hora de facilitar o contato, se você é do Distrito Federal, seja bem vindo! Se faz algo relacionado a cultura pop (desenha, faz curtas, escreve, etc...) ou conhece alguém, entre em contato. Vamos espalhar um pouco mais! A ideia do blog é postar eventos, entrevistas, curiosidades e tudo relacionado a cultura pop no DF.