Knights of Pen and Paper | Jogo brasiliense que ganhou atenção mundial

Essa é uma daquelas obras que é um verdadeiro orgulho nacional, e ainda mais para os brasilienses, isso porque mostra bem o potencial brasileiro para encantar gringos. Knights of Pen and Paper é um jogo desenvolvido pela Behold Studios, uma desenvolvedora que fica bem ali no Lago Norte e que foi engenhosa em fazer algo inovador com uma ideia simples.



Aqueles que frequentam lugares como a Kingdom Comics são bem acostumados com o RPG de Mesa, jogo de interpretação muito conhecido entre jovens no DF, onde um dos jogadores assume o papel do narrador e conta a história, enquanto o resto do grupo vai interagindo, usando dados para decidir sucesso ou falha em certas situações e fichas para anotar os ganhos e perdas (de itens, atributos, etc).

É claro que devido à quantidade ilimitada de possibilidades quando se tem alguém inventando uma história, fica muito complicado fazer uma adaptação virtual adequada para RPG de Mesa. E assim temos os RPG's eletrônicos que são bastante limitados, normalmente se resumindo a algumas escolhas durante a história e distribuição de atributos do personagem.

A grande ideia em Knights of Pen and Paper, é que a equipe não se esforçou para colocar uma quantidade absurda de escolhas na tentativa frustrada de tentar igualar o jogo à imaginação. Ao invés disso decidiu simular RPG de Mesa em sua essência, com aquela ideia de sentar com os amigos e apenas se deixar levar pela aventura.

O jogo tem visual pixelizado e se passa quase que inteiramente em uma mesa onde aparece o narrador e os jogadores. O que muda são os cenários na parte de trás, portanto à medida em que a coisa vai sendo narrada, tudo atrás muda. Por exemplo se os personagens estão uma vila, ela aparece ao fundo, se vão atravessar um deserto, ele logo aparece lá.

A mesma coisa acontece em relação a personagens que o grupo possa encontrar, vão surgindo na parte de trás, sejam meros informantes ou inimigos. E por falar em inimigos, também existe em combate, que assim como o RPG normal, se passa em turnos. Mas há várias outras opções de interação, aventuras para aceitar, lojas para negociar itens, entre outras coisas.

Os seus personagens vão evoluindo à medida que vão avançando, então criaturas que inicialmente podem ser um verdadeiro desafio, com o tempo são derrotadas de maneira fácil. O jogador é livre para ir a lugares e voltar, então ele pode ficar treinando antes de resolver partir para uma área que considere mais difícil.

Enfim, está aí um baita de um jogo interessante criado no Distrito Federal, serve também como inspiração para aqueles que querem seguir carreira no mercado de jogos e se sentem intimidados. Hoje em dia a steam está aí aceitando facilmente jogos desenvolvidos até mesmo por uma pessoa só, então corra atrás de seus sonhos! Knights of Pen and Paper está disponível para Steam, iOS e Google Play.